Início > Coleções > Exposição: Entre cores e vidas, um olhar sobre a Moçambicanidade (21 de Novembro de 2017 - Fevereiro de 2018)
Exposição: Entre cores e vidas, um olhar sobre a Moçambicanidade (21 de Novembro de 2017 - Fevereiro de 2018)
A Exposição fotografica “Entre Cores e Vidas: Um Olhar Sobre a Moçambicanidade”, realizada na data de 21 de novembro de 2017 no Museu Municipal Atílio Rocco, tem por objetivo quebrar com estereótipos sobre o que são os moçambicanos e a cultura do Moçambique. A mostra conta com imagens feitas pela fotografo Gabriel Munhoz, membro da ONG REVIVA, atuante no país desde 2013 nas áreas da educação, saúde e sustentabilidade. Com essas fotos e vídeos, o artista tenta mostrar a beleza do dia a dia da província de Nampula , região norte do pais,.
O objetivo dessa mostra como um todo, é desvincular a imagens dos cidadãos do Moçambique, dos estereótipos sensacionalistas criados da mídia, que comumente os associam á miséria e ao sofrimento. Ao dar vazão para outros imaginários sobre os cidadãos de Nampula, Munhoz procura enfatizar a animação das crianças, a alegria dos cantos e danças, e a simplicidade dos costumes, expandindo os horizontes dos visitantes do museu.
Junto com a mostra audiovisual, também foi realizada uma sessão de degustação de Gulabo, doce típico da região muito semelhante ao nosso bolinho de chuva, e uma oficina de bonecas Abayomi, feitas no período da escravidão no porão dos navios negreiros, e hoje, símbolos de resistência do povo africano.