Início > Coleções > Exposição: Louças e Pratarias dos Séculos XIX e XX (Março de 2017)
Exposição: Louças e Pratarias dos Séculos XIX e XX (Março de 2017)
Exposição montada em Março de 2017 com o acervo de cozinha, louça e prataria do museu, de caráter informativo e curiosista, a mostra contou com uma serie de peças pertencentes ao próprio Ernani Zétola e demais cidadãos da cidade
Louças e pratarias dos séculos XIX XX em São José dos Pinhais
Os talheres e louças representam uma evolução da humanidade. Essa evolução pode ser observada desde as primeiras facas utilizadas feitas em pedras, ferro e posteriormente bronze até as atuais peças em porcelana e os talheres em prata.
A porcelana passou a ser muito usada na Europa a partir do século XV e seu nome faz referência a uma cocha chamada “porcellana” que é branca e translúcida. Essas delicadas peças, oriundas da China não demoraram muito para ser tornar objetos de bom gosto representando poder e prestigio.
O Brasil tece a sua própria produção de porcelanas com a primeira Guerra Mundial que fez com que o pais substituísse as importações pela indústria local. Esta época também foi caracterizada por uma transição da população rural para urbana o que fez com que as paisagens das porcelanas fossem estampas brancas, cores leves e o ambiente rural.
Em relação aos talheres, estes chegaram à França em 1540 por Catarina de Medice,casada com o rei Frances Henrique II levou refinamento, o uso de talheres, a adequação de louças e aparelhos de jantar para a nova corte. No Brasil os talheres chegaram a meados do século XVI, mas apenas os ricos os conheciam e para grande parte da população para comer bastava utilizar as próprias mãos.
Em São José dos Pinhais louças talheres e bibelôs representavam as posses das famílias mais abastadas. As peças em exposição apresentam artigos finos e requintados geralmente peças inglesas, portuguesas e japonesas e que revelavam os padrões culturais, financeiros e estéticos das famílias São-Joseenses em diversas épocas.
Referencias:
NISHIMURA, Jaqueline Sayuri; Queiroz.Shirley Gomes.Cultura material e alimentação: a evolução dos utensílios à mesa e a consolidação de comportamentos durante a refeição.Brasília.pag.953-960. 2015.
CALDEIRA, Ana. Na cozinha tem história. A revista sociedade a mesa. Maio de 2016.Disponível em Acesso em 22 de fev. 2017
MELO Max Milano. Porcelana fabricada no inicio do século no Brasil tinha identidade própria Jornal Brasiliense. Disponível em: Acesso em: 22.fev.2017
Lopes, Lilian Maria de Siqueira. A alimentação no Brasil Colônia. Disponível em: Acesso em 22.fev.2017
SHMEIL Anneluize,ZETOLA Bruno; KOWALSKI, Fernando; TAHAN,Fernando;REPETTI,Guilherme:ROHR, Marcos; KUGLER, Tatiana, Guia Histórico – Museu Atilio Rocco.UFPR , Curitiba. 2020