por 

Apresentação

A mostra bag [I’m] agens é o resultado de uma pesquisa de observação visual sobre detalhes do Palacete Ordine, atual sede do Museu Municipal Atílio Rocco. Diferentemente das exposições com conteúdo teórico e textual, essa proposta aborda a fotografia contemporânea como forma de comunicar o resultado de um estudo. João Fernandes Alves Neto, fotógrafo, pesquisador e membro do corpo técnico do Museu Municipal Atílio Rocco apresenta um conjunto de imagens com uma proposta de leitura original e afeita exatamente ao contexto museológico inserido em um prédio histórico, observando recortes, enquadramentos, cores e formas que resguardam e comunicam partes da história e da cultura de São José dos Pinhais.

Luciano Chinda Doarte
Coordenador do Museu Municipal Atílio Rocco


bag [i’m] agens

Em julho de 2021, comecei uma nova etapa dentro da Secretaria Municipal de Cultura de São José dos Pinhais. Alguns dias antes, fora solicitado que eu substituísse um colega durante suas férias. Foi assim que no dia 4 comecei a dar expediente no Museu Municipal Atílio Rocco. O que era para durar 15 dias, foi estendido para 30. O que era para ser temporário começou a adquirir feições de permanência. Outro colega saiu de férias, e fui ficando.
Hoje, meses após esse início incerto, olho para trás e vejo um caminho percorrido. Tenho comigo uma forma peculiar de me relacionar com o ambiente no qual estou inserido. Eu fotografo. Registro casualmente as coisas que chamam a minha atenção. E assim fiz. As imagens foram se acumulando.
Em janeiro de 2022, durante minhas férias, tive tempo e tranquilidade para apreciar esse material. E dessa atividade começaram a surgir perguntas, conceitos, um texto. Afinal, o que me motiva a fotografar? O que dissem essas fotos? O que direciona o meu olhar? Aquilo que carrego dentro de mim? O que sou/estou?
Trago comigo um (01)OLHAR, uma (02)VISÃO que levo pelo (03)CAMINHO.

Fotografar:


é (04)LUZ;
é uma (05)CONSTRUÇÃO;
é a busca por um (06)DETALHE;
é um (07)PONTO DE VISTA;
é um (08)ENCONTRO;
é um (09)MOMENTO;
é uma (10)REFLEXÃO;
é (11)VIAJAR com a (12)IMAGINAÇÃO;
é observar a (13)PASSAGEM do (14)TEMPO;
é (15)ADMIRAR a Existência.

João Fernandes Alves Neto
Fotógrafo e Pesquisador